As empresas da região de Curitiba vencedoras do Índice das Marcas de Preferência e Afinidade Regional – IMPAR receberam no dia 04/11 a premiação da quinta edição do projeto que foi realizado pelo grupo RIC em parceria com o IBOPE inteligência. O Índice das Marcas de Preferência e Afinidade Regional é a mais completa pesquisa do gênero no sul do país, com cinco anos de existência e é considerado pelo mercado um dos maiores instrumentos de marketing regional.
A Construtora Kürten ficou entre as três marcas mais lembradas no segmento de construtora, o projeto avaliou as marcas preferidas em cerca de 50 categorias de produtos e serviços em diferentes regiões do estado. O presidente do Grupo RIC Paraná, Leonardo Petrelli, destaca que o objetivo do Grupo RIC no desenvolvimento deste projeto é se tornar um indicador de referência para os setores de comunicação e marketing das empresas, apontando um caminho para auxiliar nas tomadas de decisão sobre os investimentos regionalizados na marca. “Atualmente as empresas não são avaliadas apenas pelo seu patrimônio palpável, mas também pelos seus ativos intangíveis, com destaque para o valor da marca. Ser o primeiro na mente do consumidor e entregar serviços e produtos que gerem experiências positivas e afinidade com uma marca são diferenciais essenciais em um mercado competitivo”.
Diferentes de avaliações “top of mind”, o IMPAR mostra resultados referentes à preferência do público em relação às marcas, à inclinação, simpatia, favoritismo, predileção, manifestações de afeto, estima e prioridade que são dispensadas as marcas e produtos. Os dados apresentados pela pesquisa são relacionados ao hábito de consumir uma marca, e não de lembrá-la.